headimprensa.gif (9716 bytes)Fazendas Morro Vermelho e Arrossensal

O Estado de S. Paulo
03/03/1999

Reprodutores de boa genética

Desde o touro Karvadi, na década de 60,
que o Brasil é privilegiado, com bons animais.

TIÃO MAGALHÃES

Os pecuaristas brasileiros, tanto de gado de corte, como de leite, podem reclamar de tudo, como custo alto de produção, falta de mão-de-obra, mercado instável e preços baixos pagos pelos seus produtos. Só não podem reclamar da qualidade dos reprodutores fornecedores de sêmen comercializado no Pais.

A raça de corte nelore, por exemplo, já teve inúmeros reprodutores famosos. Nenhum, porém, angariou tanta fama como Karvadi, trazido da Índia, em 1962, pelo pecuarista Torres Homem Rodrigues da Cunha, dono da grife VR. Depois de Karvadi vieram, na mesma década, outros excelentes animais como Bima, Golias, Rastan, entre outros.

Passadas várias gerações, a raça nelore continua surpreendendo. O mais recente fenômeno no momento é o touro Vinke, da Fazenda Morro Vermelho, em Jaú, do Grupo Camargo Corrêa. Apenas com 6 anos de idade, Vinke já coleciona recordes, entre eles o de 79.373 doses de sêmen colhidas em apenas 18 meses.

O maior feito desse touro, entretanto, foi em 1997 quando assombrou a pecuária nacional, batendo o recorde mundial de peso, com 1325 quilos. Nesse mesmo ano, durante os dez dias da Expozebu, em Uberaba (MG), seu dono recebeu pedidos para 53.777 doses, superando em 8,3 mil doses o segundo colocado no ranking de reprodutores mais vendidos.

[ Página Anterior ] [ Página Inicial ]